Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem - TDL
Ontem foi dia de estudar ainda mais sobre o TDL ou Transtorno do desenvolvimento de Linguagem. Um transtorno TRÊS VEZES mais prevalente do que o TEA que afeta a capacidade de APRENDER LINGUAGEM. Essas dificuldades são persistentes - acompanham o indivíduo ao longo de sua vida - e significativas - têm impacto funcional em sua rotina.
Não está relacionado a nenhuma outra condição biomédica. Aliás, se existe uma condição biomédica - por exemplo uma crianças com TEA que apresenta dificuldades persistentes de linguagem - não existe TDL.
⚠️Não tem relação com capacidade COGNITIVA, ou seja, as crianças com TDL são tão inteligentes quanto crianças sem TDL. Apesar disso, muito frequentemente elas têm a sua capacidade intelectual questionada - para dizer de uma forma menos ofensiva do que vemos, infelizmente - ou de preguiçosas. E isso acontece porque o TDL ainda é um transtorno desconhecido/ignorado por muitos profissionais de saúde e ainda mais pelas familias, dificultando a intervenção precoce, a oferta de apoio necessário e prolongando o sofrimento destas crianças.
⚠️E aqui, um outro aspecto de EXTREMA importância: os achados clínicos, ou seja, as dificuldades e comportamentos observados nos quadros de TDL e TEA - em crianças pequenas especialmente - podem ser MUITO SEMELHANTES e trazer dúvidas para os profissionais que irão avaliar a criança. No entanto, só tem dúvida quem conhece!!!! E se o profissional desconhece o TDL, as chances de um erro diagnóstico acontecer, são significativas.
É urgente falarmos cada vez mais sobre o TDL.