14 fevereiro, 2025

A importância de explorar o mundo para o desenvolvimento infantil e de fala e linguagem -



Queremos filhos corajosos, autônomos e seguros de si. Mas você já parou para pensar em como essas habilidades são construídas?
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Sim, existe a característica genética, mas, hoje sabemos da influência dos fatores ambientais para o desenvolvimento infantil como um todo. E aqui, falo também do desenvolvimento de fala e linguagem.
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Bebês são por natureza exploradores, curiosos. E, quando tudo vai bem, querem interagir com o mundo e com as pessoas ao seu redor. No entanto, para que eles sustentem e mantenham essa curiosidade nata e possam se dedicar a isso, precisam de um ambiente seguro. Precisam de cuidadores atentos e responsivos que os mantenham confortáveis e satisfaçam suas necessidades biológicas e afetivas.
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Pesquisas mostram que, bebês cujos pais são menos responsivos, apresentam alterações na região do hipocampo - que está relacionada ao gerenciamento das emoções e do estresse. Quando ele precisa gerenciar seu próprio sofrimento, pode acabar tendo o seu tempo de exploração reduzido, uma vez que está se ocupando em garantir seu próprio conforto, impactando no seu conhecimento de mundo e algumas vezes até no seu desejo por interagir.
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Quando crescem um pouquinho e passam a se colocar em situações que oferecem certo risco, nosso desejo por mante los seguros, pode impedi los de continuarem explorando o ambiente.
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O que eu quero dizer aqui é que, quando o cuidador é atento e responsivo, o bebê aprende que o mundo é um lugar seguro e ele pode explora lo. E conforme esse bebê vai crescendo e aos poucos se expondo a riscos, experimentando seus limites, como diz Fábio Raimo no vídeo: “o mundo é algo a ser descoberto, não é uma coisa assustadora.”
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Nosso papel neste momento é o de assitir - no sentido de dar assistência - confiar, e encoraja los a seguir. Essa exploração ativa impulsiona o desenvolvimento da linguagem, pois, cada descoberta gera novas palavras, novos conceitos e formas de se comunicar.
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Mais do que trazer informações, meu desejo é inspirar a colocarmos em prática - o máximo possível!♥️

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14 fevereiro, 2025

Crianças não diferenciam viver e brincar

“Crianças não diferenciam viver e brincar.”
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Essa frase, apesar de simples, carrega uma sabedoria imensa.
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Se conseguíssemos lembrar disso DIARIAMENTE, brincaríamos muito mais com nossos filhos. Brincaríamos na troca de fralda, na alimentação, no banho, na escovação dos dentes. Brincaríamos no trajeto para a escola e depois na volta para casa. Brincaríamos separando a roupa para lavar e depois estendendo a roupa no varal. Brincaríamos arrumando a cama ou guardando os brinquedos. QUALQUER situação é uma oportunidade de brincar para uma criança.
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É através do brincar que elas desenvolvem uma série de habilidades e constroem CONEXÕES profundas com quem cuida delas.
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Que possamos aproveitar essa fase e olhar para o brincar como algo sagrado, um momento de troca, de entrega e de afirmação para a criança do quanto ela é importante.

Mais do que trazer informações, meu desejo é inspirar a colocarmos em prática - o máximo possível! ♥️

#fonoaudiologia #fonoaudiologiainfantil #intervençaooportuna #intervencaoprecoce #atrasodefala #desenvolvimentoinfantil #bebê #reelsqueinspiramoudeveriam

 

16 dezembro, 2024

Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem - TDL


Ontem foi dia de estudar ainda mais sobre o TDL ou Transtorno do desenvolvimento de Linguagem. Um transtorno TRÊS VEZES mais prevalente do que o TEA que afeta a capacidade de APRENDER LINGUAGEM. Essas dificuldades são persistentes - acompanham o indivíduo ao longo de sua vida - e significativas - têm impacto funcional em sua rotina.


Não está relacionado a nenhuma outra condição biomédica. Aliás, se existe uma condição biomédica - por exemplo uma crianças com TEA que apresenta dificuldades persistentes de linguagem - não existe TDL.

⚠️Não tem relação com capacidade COGNITIVA, ou seja, as crianças com TDL são tão inteligentes quanto crianças sem TDL. Apesar disso, muito frequentemente elas têm a sua capacidade intelectual questionada - para dizer de uma forma menos ofensiva do que vemos, infelizmente - ou de preguiçosas. E isso acontece porque o TDL ainda é um transtorno desconhecido/ignorado por muitos profissionais de saúde e ainda mais pelas familias, dificultando a intervenção precoce, a oferta de apoio necessário e prolongando o sofrimento destas crianças.

⚠️E aqui, um outro aspecto de EXTREMA importância: os achados clínicos, ou seja, as dificuldades e comportamentos observados nos quadros de TDL e TEA - em crianças pequenas especialmente - podem ser MUITO SEMELHANTES e trazer dúvidas para os profissionais que irão avaliar a criança. No entanto, só tem dúvida quem conhece!!!! E se o profissional desconhece o TDL, as chances de um erro diagnóstico acontecer, são significativas.

É urgente falarmos cada vez mais sobre o TDL.


 

16 dezembro, 2024

A escuta e o imprevisto na clínica terapêutica


Uma sessão terapêutica nem sempre - ou quase nunca - sai EXATAMENTE como planejado.

O planejamento é feito PELO terapeuta PARA o paciente. No entanto, a realização acontece na interação do terapeuta COM o paciente. Ela envolve outro sujeito.

No planejamento o paciente é passivo, apesar de existir uma expectativa de resposta. Uma aposta.

Na terapia esse sujeito é ativo. Um sujeito que deseja. Que tem suas vontades, seus interesses. Um sujeito que, assim como todos nós também tem o seu humor afetado pela vida.

É preciso ser sensível e flexível. Há dias em que o plano da certo e tudo vai bem. Mas, há dias em que é preciso improvisar. E estes dias PODEM ser ainda melhores✨

Ouvir o outro - ainda que na ausência de palavras - é sempre muito pontente♥️




 

16 dezembro, 2024

Epigenética

Se você pensar em todas as pessoas que conhece, nas características de cada uma, chegará a conclusão de que cada pessoa é única, certo?

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Umas mais altas, outras mais baixas, diferentes pesos; diferentes formas de aprendizagem, maior habilidades para uma coisa, menor habilidade para outra, aquelas que são mais expansivas, outras que são mais caladas e por aí vai...mas você já parou pra se perguntar o que é que faz com que as pessoas, até mesmo gêmeos geneticamente idênticos, possam apresentar comportamentos, habilidades, saúde e realizações tão diferentes?
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Esse é o papel da epigenética, um ramo da ciência que se dedica a estudar e explicar de que forma o ambiente, as experiências, o tipo parentalidade vão influenciar na expressão dos genes e produzir diferenças individuais no comportamento, na personalidade, na capacidade de aprendizagem, formação e armazenamento de memória e até no desenvolvimento de psicopatologias e dependência química.
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E a infância, essa fase inicial da vida onde o desenvolvimento cerebral acontece de maneira surpreendentemente rápida, é um período potente para as alterações epigenéticas.
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Experiências de apoio, atenção, afeto, segurança, ambientes de estímulo, oferta nutricional de qualidade e tudo o que envolve os cuidados de uma criança são determinantes para a construção de capacidade futura de saúde, habilidades e resiliência.
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“Estamos vivendo uma revolução científica neste momento que mostra que todo debate entre inato vs. adquirido, genética vs. ambiente na verdade acabou. Não é um ou o outro, são os dois.”
Dr. Jack P. Honkoff - Diretor do Center on the Developing Child - Harvard University
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É fundamental olharmos com atenção especial às nossas crianças!

 

1 julho, 2024

Por quê falar em Intervenção Precoce?


Ao invés de "cada criança tem o seu tempo" ou "vamos esperar até os 3 anos para ver se ela fala..."?


Intervenção Precoce consiste em um conjunto de ações e orientações direcionadas à família e à criança em situação de risco ou com alterações do desenvolvimento.

A fonoaudiologia avançou fundamentada nas descobertas da neurociência sobre epigenética - ramo da ciência que se dedica a estudar e explicar a relação entre o ambiente/experiências x desenvolvimento infantil - que já comprovou que as experiências, especialmente nos primeiros anos de vida, podem mudar positivamente a arquitetura cerebral e estabelecer novas e diferentes formas de funcionamento. Ou seja, aquilo que por algum motivo não esta indo tão bem, pode ser melhorado a partir das experiências e estímulos específicos.

É na primeira infância que o nosso cérebro está em formação acelerada. E cerda de 90% de todas as conexões neurais são estruturadas nesta fase da vida, sendo determinantes a quantidade e a qualidade dos estímulos recebidos.

Esperar o "tempo da criança" ou até uma determinada idade para procurar um especialista pode significar o desperdício de um tempo precioso para uma criança e sua família.


Fga.Thais Tiano Lopes

Crfa: 17480